quarta-feira, 18 de abril de 2012

Foz do Iguaçu e Ciudad del Este - Dois Extremos

Um passeio que consegue reunir beleza natural e compras, muitas compras: assim é o roteiro Foz do Iguaçu-Ciudad del Este.
A região é uma das únicas do mundo onde você consegue pisar em três países ao mesmo tempo. Foz do Iguaçu, no Brasil, Ciudad del Este, no Paraguai, e Puerto Iguazú, na Argentina, são cidades fronteiriças, com seu limite devidamente marcado e aberto a visitação. Embora seja uma idéia interessante, a Tríplice Fronteira poderia ser um pouco melhor explorada, a verdade é que não há muitas referências a essa ligação com nossos vizinhos em exploração turística.
Quem passa em Foz do Iguaçu precisa necessariamente visitar as cataratas. Elas são, possivelmente, a maior riqueza natural do Brasil, sendo consideradas até hoje uma das 7 maravilhas da natureza no mundo.


É tudo impressionante: A quantidade de água, a queda das cataratas, os animais exóticos em volta. Vá preparado para se molhar, pois a vazão de água é tão grande que você sai encharcado, independente de capa de chuva ou qualquer proteção. Ainda há opções de rafting em pleno rio Iguaçú, e travessia ao lado argentino, onde podemos usufruir do cassinos, proibidos do lado brasileiro.
Também é bastante interessante visitar a Usina Hidrelétrica de Itaipu, a segunda maior do mundo em tamanho e primeira em produtividade de energia. A usina, na verdade, é binacional, ou seja, atende tanto Brasil quanto Paraguai. A construção é gigantesca, sendo considerada um grande feito da engenharia civil devido a complexidade da obra. Se der sorte, é possivel visitar bem na época de vazão de água do rio através da usina: nesse momento, a força daágua consegue superar até mesmo as cataratas.
Se o lado brasileiro da fronteira fica marcado pela beleza única, o mesmo não se pode dizer do lado paraguaio. A Ciudad del Este é a terceira maior zona franca de comércio do mundo (perde para Hong Kong e Miami apenas). Não há atrativos naturais significativos, apenas econômico. A regra é simples: o que é caro aqui, é bastante menos caro lá. O que é barato aqui, é quase de graça lá. O comércio é extremo: você encontra de tudo (tudo mesmo, não duvide). Temos desde eletrônicos muito mais sofisticados do que os lançados no Brasil até armas de fogo e uma infinidade de coisas ilegais em pleno ar livre. É comum atravessar a fronteira ao final do horário comercial e testemunhar cenas de contrabando com a maior naturalidade.
Tanto comércio livre atrai um mar de gente, principalmente brasileiros. É possível fazer as compras tanto em reais (moeda brasileira) quanto em guaranís (moeda paraguaia) e até mesmo dólares (moeda de circulação mundial). Cuidado com a taxa de câmbio dos lojistas: eles sempre deixam a "casa" com um pequeno percentual a mais. Algumas dicas para se dar bem nos negócios na fronteira:

* Evite ao máximo compras ao ar livre. Prefira sempre comprar das lojas, que vendem produtos confiáveis e originais. Muitas dão garantia, aqui no Brasil inclusive;
* Se a compra ao ar livre for inevitável, pechinche. Você consegue baixar bastante o valor do produto, devido a alta concorrência itnerna;
* Não compre nada ilegal. Existe forte esquema de comerciantes e fiscais para pegar o comprador no momento de travessia da fronteira, e devolver a mercadoria ao vender. Dor de cabeça na certa;
* Cuidado com a taxa de câmbio: os lojistas podem fazer a covnersão em valores mais altos. Se puder, pague no cartão de crédito, é aceito em diversos locais;
* Confira e teste as mercadorias compradas: a possibilidade de você ser enganado e levar algo sem valor algum é grande;
* Ande atento na rua. Não se esqueça que você é um turista em terras estranhas, portanto um alvo fácil para uma infinidade de golpes;
* Evite levar crianças consigo;
* Não procure muito preço. A quantidade de lojas é inesgotável, ficar pesquisando será uma perda de tempo. Ache um produto que queira, com preço que agrade, e pegue.



De pontos negativos, a cidade é extremamente suja, não há fiscalização eficaz, é quase uma terra sem lei. Você está por conta própria lá. Os preços valem (e muito) a pena, mas vá preparado.

O roteiro é ótimo para quem gosta de natureza e compras. De alerta, fica o que já foi dito: apenas atravesse a fronteira e se jogue nos negócios se você souber se cuidar sozinho.


Um comentário: